sexta-feira, 23 de julho de 2010

Esses argentinos ...

Cês num vaum acreditá no que ouvi e vi, agora, no Das Erst TV!!! Westdeutches Rundfunk (é uma TV pública alemã, gerida por um consórcio de entidades de telecomunicação regional. As regiões, ou províncias, aqui têm mais autonomia do que, no Brasil, os estados). Os argentinos criaram uma Disneylandia religiosa nas proximidades de Buenos Aires! (foi descrita assim pelo Schultz ...). Não deu para entender o que fosse exatamente, mas pelas imagens é uma Via crucis encenada, ou uma reunião de ícones católicos, com construções, cenários, estátuas, tudo meio kitsch. Estou assistindo a um programa televisivo, que incluo nos meus exercícios diários para desenvolver o conhecimento da língua de Goethe. Interessantíssimo! É uma gincana. Como faço uma porrada de coisas ao mesmo tempo, tudo com a televisão ligada (tomo banho, faço a barba, faço um relaxamento para a minha dor ciática, organizo um lanchinho para acompanhar o espumante, sekt ou o champagner do dia ... , revejo o mapa da cidade para identificar por onde andei e por onde pretendo andar no dia seguinte, surfo na internet, blogo, escrevo e-mail) não tenho certeza de ser um programa só ou vários em seguida, ou blocos de um mesmo programa. O bom nele é que os caras falam, as perguntas feitas aos participantes são escritas, com as alternativas de resposta também escritas, aparecendo na tela (um Quizz, aliás este é o nome do programa), o que me facilita saber o que está acontecendo ali, além de receber um banho de cultura inútil, na maioria das vezes, e de informações gerais no mais das vezes esquecidas (por exemplo, soube q a Venezuela recentemente filiou-se à OPEP; isso acho que eu havia lido antes em algum jornal tempo faz; que o Mar Morto é o corpo de água interior mais abaixo do nível do mar que existe no mundo - essa eu não sabia, pois apostava que o Mar Morto fosse o mais salgado corpo de água existente, portanto dei a resposta errada. O melhor é compreender tanto a pergunta escrita quanto as alternativas, também relacionadas na tela. E tem uma cidade arqueológica na Jordânia de nome Petra. Uma mulher que está concorrendo explica que a pronúncia deve ser "PetrÁÁÁ". Entender em profundidade e extensão o que o animador e os participantes falam - e como falam! - já é outra conversa).

Los hermanos conseguiram fazer alguma coisa com mais visibilidade global do que a Via Sacra lá de Planaltina, DF, a Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, Pernambuco, Aparecida do Norte em São Paulo, e, daqui a pouco, passa à frente do Cristo Redentor!

A verdade é que a quantidade de informação que chega pela TV aqui é enorme e muito diversificada. Ligo a televisão logo que acordo e tomo a minha primeira dose de soap opera, que aqui também se chama igual, " seifeoper ". Quando retorno, no final do dia, ligo a TV e só desligo para dormir , quando não acordo para desligar a TV. Mas, a quantidade de informação que chega pelos diversos canais vai desde como montar e decorar o primeiro apartamento de um jovem casal até os problemas de quem, idoso, aposentado e carente, não tem uma cobertura de saúde suficiente e adequada às necessidades, e passa por visita de crianças ao zoológico, problemas de integração escolar de jovens turcos ou libaneses imigrados para a Alemanha, e como fazer um prato sofisticado sem aparente grande esforço. Sem falar que em outras noites houve programas focados em atores alemães pouco conhecidos no Brasil, como Ulrich Tukur, que fez um papel de coadjuvante em " Das Leben der Anderen " ("A vida dos outros"), Hildegard Knef, Katharina Thalbach (que fez uma ponta em O Tambor, de Völker Schlöndorff, aquela história do menino que se recusa a crescer durante o nacional-socialismo na Alemanha) e Romy Schneider (que era austríaca, tudo bem, mas quem de nós consegue distinguir um austríaco de um alemão, sem perguntar onde ele nasceu? Romy Schneider pontificou entre Viena, Berlim e Paris, segundo o panfleto da exposição do Deutsche Kinemathek Museum für Film und Fernsehen, Potsdamer Platz, Sony Center, "die Austellung verlängert bis zum 29. August 2010") . A propósito, parece que a gincana aqui no Das Erste chegou ao seu final com o vencedor. Tô vendo um casal sendo cumprimentado e recebendo flores. Vou voltar a assistir o programa. Tchüss!!!

Nenhum comentário: