domingo, 14 de novembro de 2010

por que viajar e sair mundo a fora

Ontem assisti a "John Rabe", em DVD que comprei em minha última viagem. Sempre no meu patético esforço para adentrar na língua de Goethe. É claro que ao assistir a um filme, mesmo se for falado em banto, as imagens acabam se sobrepondo à compreensão dos diálogos.

John Rabe foi um executivo da Siemens em Nanking, China continental. Típico exemplo de overseas management staff ou, se preferirem, da globalização neocolonialista. Naturalmente, em 1937, deveria estar inscrito aos quadros do NSDAP, para ter mínimas chances de sucesso na carreira profissional mesmo sendo civil. Nós, brazukas, sabemos o que um governinho ajeitado arruma ou desarruma p'ras empresas do amigos e dos não tão amigos. Desde Vargas, não é, não? Afinal foi o tal quem disse "para os amigos tudo, para os indiferentes a lei", ou não foi?

O filme narra, em chave emocional e com participação de Steve Buscemi (que primeiro vim a conhecer em "Reservoir Dogs", do mestre Tarantino), Daniel Brühl ("Goodbye Lenin!"; "Inglourious Basterds", Tarantino, wieder einmal), Ulrich Tukur (inteiramente desconhecido se não tivermos um mínimo de informação sobre a cena cultural alemã), um tal de "Massacre de Nanquim" que é também conhecido no mundo anglo-saxão por "The rape of Nanking". Parece condensar bem os fatos ocorridos então, não? A invasão da China pelo exército japonês em 1937. Há uma cena chocante no filme. Durante um ataque aéreo japonês, Rabe estende uma enorme bandeira nazista sobre dezenas de chineses aglomerados no pátio de sua fábrica Siemens, empregados ou não ali, com isso afastando o bombardeamento e o morticínio pelos caças japoneseses. Manobra visual e cênica para humanizar o nazismo ou emprestar-lhe um álibi, ao menos pontual? Difícil dizer, sem conseguir decifrar os diálogos e seguir a evolução da trama também literalmente.

Ao final, fica a idéia de que indivíduos sempre contam, ainda que o esforço de John Rabe e de outros não-chineses que participaram de sua epopéia talvez tenham servido, apenas, para a "contenção de danos".

John Rabe deixa a China, retornando para a Alemanha nazista em 1938. A ocupação da China pelos japoneses prosseguiu, a guerra no Pacífico teve início e há outros filmes a respeito ("Império do Sol", dirigido por Steven Spielberg e com roteiro baseado no romancem semi-autobiográfico de J.G. Ballard, por exemplo; "Merry Christmas, Mr. Lawrence"; "Cartas de Iwo Jima") e romantização dos fatos históricos para todos os gostos.

Consultando a Wikipedia sabe-se haver um revisionismo a respeito do tal estupro de Naking e até quem negue sua ocorrência.

http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Rabe

http://www.imdb.com/title/tt1124377/

Nenhum comentário: